Conheça o Princípio de Pareto e saiba como aplicar a Regra do 80/20 para ter mais eficiência no marketing da sua empresa

Pareto e a Regra do 80/20 prevê que 80% dos resultados que você tem surgem de apenas 20% das ações que você faz, podendo ser aplicado em várias áreas da sua empresa, nesse artigo você vai entender mais profundamente como aplicar a Lei de Pareto na área de marketing da sua empresa para ter resultados mais expressivos com menos esforço.

O que é o Princípio de Pareto (Regra 80/20) ?

O Princípio de Pareto é um padrão intrigante observado nos mais distintos cenários, também conhecido como a regra 80/20 pois afirma que 20% dos nossos esforços é responsável por 80% dos nossos resultados.

Isso significa que cerca de 80% do seu faturamento vem de 20% dos produtos ou serviços que você comercializa, outro exemplo que podemos aplicar essa regra é que 20% da sua equipe é responsável por 80% do resultado da sua empresa.

Você pode aplicar esse conceito tanto na vida pessoal como na sua vida profissional e pode utilizar o Princípio de pareto como uma grande ferramenta de gestão de prioridade.

Nesse Post você entenderá de onde surgiu o Princípio de Pareto, mas nós vamos além, te mostrando como utilizar a Regra 80/20 dentro do marketing para otimizar os resultados do seu negócio.

A Origem do Princípio de Pareto (A Regra 80/20)

Mais de 1 Século atrás, em 1906, o sociólogo Vilfredo Pareto percebeu que 20% das vargens era responsável por 80% da produção de ervilhas, também constatou que 80% das terras e riquezas da população Italiana se concentrava nas mãos de 20% da população, resumidamente foi desta forma que pareto começou a identificar essa proporção intrigante nas mais diversas coisas.

Mas apenas em 1940 que um economista e consultor de negócios Joseph Moser Juran fez o uso dos Princípios de Pareto na gestão de qualidade dos seus projetos.

De lá para cá o Princípio de Pareto foi disseminado e utilizado nos mais diversos campos de atuação, chamando atenção pela ampla aplicação da Regra 80/20.

O Princípio de Pareto é comumente utilizado em análises econômicas, sociológicas e computacionais, dentro desses campos o Princípio de Pareto e essa proporção 80/20 pode ser conhecida como Distribuição de Pareto ou Princípio da Escassez do Fator.

Mas as áreas com maior contribuição para a popularização do Princípio de Pareto foram Administração e Marketing, com estudos, cases de aplicação empresarial, livros…

Nós vamos te mostrar agora como aplicar a Regra 80/20 na sua empresa.

A Regra 80/20 (Princípio de Pareto) Aplicada ao Marketing

Antes de falar como usar a Regra 80/20 na sua empresa eu preciso te alertar algo que pode parecer óbvio para algumas pessoas, “80/20” é uma proporção aproximada e que não deve ser usada isoladamente para tomadas de decisões, você deve utilizar outras métricas do seu negócio em conjunto com o Princípio de Pareto para tomar decisões assertivas e não fazer nenhuma besteira.

De fato existe uma predisposição natural dos resultados do seu negócio seguirem o Princípio de Pareto, por exemplo:

  • 80% das suas vendas vem de 20% dos produtos que você vende;
  • 80% da suas vendas vem de 20% da sua equipe de vendas;
  • 80% do faturamento vem de 20% dos clientes;

Mas e no marketing como aplicar a Regra 80/20 ?

Para usar a Regra 80/20 no marketing o 1º passo é fazer o levantamento de todas as ações da sua empresa dentro do digital e analisar as suas métricas.

Você deve chegar a dados próximos de:

  • 80% do engajamento vem de 20% do seu conteúdo nas redes sociais; Com esse fato em mãos você entende qual o tipo de conteúdo gera mais atração e consegue impulsionar esses conteúdos com a distribuição paga do conteúdo que funciona e até a replicação desse conteúdo em outros formatos. 
  • 80% das vendas online estão relacionadas a 20% do seu produto; Onde você colocaria mais investimento, nos 20% dos produtos que geram 80% do retorno ou no restante dos produtos ? É óbvio que nos produtos que geram mais resultados.
  • 80% das conversões são geradas por 20% dos seus anúncios; Logo você consegue mensurar em quais anúncios aumentar o investimento em tráfego e em quais anúncios reduzir o investimento ou até encerrar a distribuição de determinado anúncio que não esteja entre os 20% melhores.

Logo você perceberá que consegue aplicar o Princípio de Pareto em todos os campos do seu Marketing e conseguirá de forma simples mensurar a qualidade das suas ações e identificar onde você deve acelerar e onde você deve pisar no freio para fazer otimizações.

Você já sabe que pode vender mais com o marketing digital, mas será que você está aproveitando essa ferramenta de vendas ao máximo?

Agende um diagnóstico GRATUITO com a Tríade Business e descubra pontos de melhoria do marketing da sua empresa.

Outras Vantagens de Aplicar o Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto só vale para o Marketing?

A resposta é um sonoro NÃO, a essa altura você já deve ter entendido que essa é uma ferramenta excelente para otimizar o marketing do seu negócio (Inclusive nós usamos sempre para uma análise rápida e eficiente do marketing dos nossos clientes), Mas você pode utilizar esse princípio em todos os processos de tomada de decisão do seu negócio, veja:

A Regra 80/20 para solucionar problemas do seu negócio

Quando existem muitas causas possíveis para um problema você pode usar o Princípio de Pareto para ajudar a priorizar as soluções do problema

Identifique os Problemas 

Identifique as causas dos problemas

Organize os problemas em categorias

Atribua um valor para cada problema com base na importância dele para o negócio

Com os valores dos problemas e das categorias dos problemas em mãos, Desenvolva um plano focado nos 20% dos problemas que causam 80% dos conflitos.

Como o Princípio de Pareto pode aumentar a produção da sua equipe de colaboradores ?

Em um outro contexto você pode usar o Princípio de Pareto para aumentar a produtividade do seu time.

Veja, se 20% da sua equipe pode ser responsável por 80% do resultado, é extremamente importante mensurar esses dados para que você possa identificar e premiar os melhores colaboradores e entender o que eles estão fazendo para conseguir ensinar e incentivar os outros colaboradores a serem mais produtivos.

O Principal erro na hora de aplicar o 80/20 no seu negócio

Existem dezenas de situações onde você pode e deve aplicar o Princípio de Pareto, mas você deve ter cuidado com algumas pequenas desvantagens na hora de usar esse Princípio.

A primeira coisa é que nem sempre a proporção 80/20 será exata, eu já te alertei sobre isso um pouco acima nesse texto, mas é incrível como a maioria das pessoas não encontram esse número exato e deixam de lado a aplicação dessa ferramenta incrível. Você já conhece o conceito dessa regra, então se na análise do marketing da sua empresa você se deparar com uma ação de marketing que gerou 60 ou 70% dos resultados, não se engane, tudo que falamos aqui é válido para esse caso, essa é a Lei de Pareto em ação e você deve utilizar essa informação para otimizar as suas ações de marketing… 

Outra coisa muito importante, não ache que você vai encontrar as 20% melhores coisas do seu negócio em algum vídeo ou blog da internet, isso não vai acontecer, eu te dei diversos exemplos da aplicação do Princípio de Pareto, mas é muito provável que nenhum deles seja exatamente como os dados que você encontrará quando analisar as métricas da sua empresa.

Você pode passar o dia pesquisando mais sobre Pareto, pode perguntar a algum concorrente ou guru da internet quais são as 20% ações que geram 80% dos resultados; Mas a verdade universal é que você somente encontrará essa resposta analisando e aplicando tudo que eu te falei aqui, dentro da sua empresa.

Agora chega de teoria, está na hora de colocar a mão na massa! 

Clique no botão abaixo para receber um diagnóstico do marketing da sua empresa totalmente gratuito.

Estamos buscando um especialista para fazer o diagnóstico da sua empresa, enquanto isso, preencha os campos abaixo para iniciar o seu atendimento.